Plano de Negócios: 5 Razões simples por que você deve ter um

Existe uma dúvida entre os empreendedores na hora de montar seu Plano de Negócios

Em seguida, surge uma pergunta bem simples: por que é importante montar um Plano de Negócios? É bem simples! É uma ferramenta essencial na elaboração e construção do seu negócio, pois ajuda a posicionar seu negócio no mercado e também caso resolva solicitar um financiamento em uma agência bancária ou esteja em busca de um investidor anjo .

 

Aí que surge uma segunda pergunta, se o Plano de Negócios é tão importante, por que existem empresas que não elabora? Ou quando elabora, deixa esquecido em uma gaveta?

É uma linha de questionamento valida, porém é muito difícil de responder. Uma forma muito. Na minha opinião, eles realmente desconhecem a importância deste documento ou não possui um perfil de empreendedor adequado. 

Uma grande parte começa a empreender, sem antes conhecer o mercado de atuação, acabam não coletando informações e não conseguem montar um planejamento adequado, por esse motivo acabam não conseguindo elaborar seu Plano de Negócios. 

Foi realizada uma pesquisa pelo Sebrae e Fipe, Chamada ” Estudo da Mortalidade das Empresas Paulistas “, é revelado nesta pesquisa que 43% das empresas abertas no estado de São Paulo deixaram de existir ou trocaram de atividade no primeiro ano, 54% no segundo ano e 63% no terceiro ano. Outra informação interessante é que 15% das empresas iniciais morrem nos dois primeiras anos de atividade. 

Uma explicação bem simples é que, as empresas precisam elaborar um Plano de Negócios, aonde o empreendedor vai prever cada possível senário e uma solução para cada problema que você possa ter na evolução do seu projeto.

Caso você tenha pretensão de descobrir todas as razões pelas quais deveria criar uma Plano de Negócios, prepare-se, pois terá que ler muitos livros e realizar muita pesquisa na internet. Porém, eu acredito que existem 5 razões   bem simples para elaboração do seu Plano de Negócios 

Elaborando Plano de Negócios

Na hora da elaboração do Plano de Negócios da sua empresa, vai existir uma oportunidade de você olhar para seu empreendimento de forma objetiva, critica e imparcial. O Plano de Negócios vai te ajudar a centralizar as suas ideias e focar em seu objetivo.

Devo usar o Plano de Negócios como Ferramenta

A elaboração do Plano de Negócios é uma ferramenta muito importante que vai te ajudar a definir o posicionamento atual e futuro da sua empresa, além de indicar a direção na qual você deve guiar a sua empresa.

Plano de Negócios na prevenção de problemas

O plano de Negócios é utilizado como prevenção e solução de problemas, pois quando for elaborar, alguns fatores alguns fatores que podem ser maus avaliados ou negligenciados virão à tona. Em resumo, o Plano de Negócios é uma forma simples de avaliar o desempenho da sua empresa, além de você conseguir projetar os seus resultados futuros. 

Vai te ajudar na tomada de decisão

O Plano de Negócios será seu guia na tomada de decisão no seu dia a dia. Dessa forma, dentro do Plano de Negócios encontra-se definido o propósito da sua empresa, estratégias, competências, habilidades, e o conhecimento da empresa, do pessoal e do negócio, assim sendo o Plano de Negócios uma ferramenta muito importante na tomada de decisões na sua empresa. 

Caso vá em busca de investimento e parcerias

Caso você vá atrás de investidores ou uma proposta de financiamento bancaria, será solicitado o Plano de Negócios, para que seus futuros sócios ou fiduciários saberão como sua empresa pretende administrar os recursos empregados nela.